Flávio Bolsonaro disse que quer Magno Malta candidato a governador do ES, é o melhor nome do Estado

Por Charles Manga - Jornal Ativa ES

Assessoria de Magno confirma: “Caso o convite de Flávio se concretize, ele estará pronto para aceitar”. O movimento, pode distanciar o PL de Pazolini no Estado. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, quer que o senador Magno Malta seja candidato a governador do Espírito Santo pelo Partido Liberal (PL). A informação foi publicada nesta quinta-feira (5) pelo jornal O Globo e confirmada pela assessoria de Magno Malta a Rádio Ativa ES.

Sim, caso o convite de Flávio Bolsonaro se concretize, ele estará pronto para aceitar. Inclusive, o senador aguarda o retorno de Flávio Bolsonaro, que está em viagem, para que possam conversar sobre essa questão no Espírito Santo. 

De acordo com a publicação de O Globo, Magno é “o nome defendido por Flávio” para o Governo do Espírito Santo”. Assinada por Vera Magalhães, Rafaela Gama e Caio Sartori, a reportagem também informa que o primogênito de Jair Bolsonaro está interferindo diretamente nas definições eleitorais do PL em alguns estados (incluindo o Espírito Santo), de modo a lançar candidatos próprios a governador no maior número possível de unidades da federação.

O objetivo é entrar nas disputas estaduais com chapas “puro-sangue” (formadas só pelo PL), a fim de assegurar um palanque exclusivo para Flávio, evitando que o presidenciável do PL tenha que dividir o palanque com outro candidato de direita em alguns estados.

O exemplo do Espírito Santo é citado como um dos “casos concretos” de intervenção de Flávio motivada por nessa estratégia. Depois que o senador fluminense foi lançado pelo pai e se consolidou como pré-candidato ao Palácio do Planalto, no fim do ano passado, o PL do Espírito Santo, dirigido por Magno Malta, teria interrompido as tratativas com o Republicanos, partido de Lorenzo Pazolini. Até então, uma aliança com o prefeito de Vitória, pré-candidato ao Palácio Anchieta, era uma das alternativas postas na mesa de Magno. Agora, a hipótese é muito remota.

“Também já são mencionados, no PL, casos concretos de intervenção de Flávio. No Espírito Santo, por exemplo, o diretório local recuou das negociações com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que é do Republicanos. Agora, a ideia é lançar ao governo o senador Magno Malta (PL)”, informa O Globo.

A assessoria e imprensa de Magno confirma a estratégia redefinida pelo PL:

“Não houve negociação formal com o Republicanos, apenas conversas iniciais. O senador mantém o diálogo aberto, inclusive (diálogo aberto com todos os partidos de direita). Com a definição de Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência, o cenário mudou de patamar. A leitura agora é nacional: ações como as de Tarcísio de Freitas e Damares Alves (ambos do Republicanos) indicam um movimento político que redesenha estratégias e amplia possibilidades.”

O que Flávio e Magno disseram em Vitória

No dia 22 de dezembro, Flávio esteve no Espírito Santo, para uma atividade de pré-campanha em um cerimonial no Aeroporto de Vitória. Ele e Magno vieram juntos de Brasília à capital capixaba, em um jatinho particular.

Em cena carregada de simbolismo, recuperando-se de uma cirurgia, o senador do Espírito Santo chegou ao saguão do aeroporto em uma cadeira de rodas empurrada pelo próprio Flávio, que, agora, dá um grande empurrão para Magno ser candidato a governador, enquanto é impulsionado por ele em sua pré-campanha à Presidência.

Na ocasião, os dois deram entrevista coletiva. Chamando o colega de bancada de “Professor Magno Malta”, Flávio defendeu, em pleno solo capixaba, que o PL tenha um “palanque completo” na eleição estadual (o que inclui candidato a governador, além de Maguinha Malta para o Senado). E antecipou:


“A única certeza que eu tenho é que vamos caminhar com quem sempre caminhou com a gente. Essa é a diretriz aqui, e ainda vamos avaliar qual vai ser o cenário, mas temos tudo aqui para ter um palanque completo para disputar uma eleição em 2026 de forma muito competitiva e dando esperança para o nosso povo aqui no Espírito Santo”.

Por sua vez, Magno indicou ali mesmo que, sob sua liderança, o PL pretende botar de pé um palanque para a candidatura de Flávio à Presidência da República, no Espírito Santo. E tende a caminhar com as próprias pernas.
Como presidente estadual do PL, ele ratificou as palavras de Flávio:

“Certamente o Flávio terá um palanque aqui. O PL tem que dar a ele um palanque. E certamente vamos conversar e andar com quem caminhou conosco, caminha conosco em momentos difíceis.”

Magno também avisou que, no Espírito Santo, ninguém ficará de pé na prancha eleitoral do PL para se aproveitar do capital político de Bolsonaro:

Nós vamos conversar, mas ninguém vai surfar na onda Jair Bolsonaro, ninguém vai surfar na onda do PL. Palco aqui é so para Flávio Bolsonaro, ele terá palco.

Categoria:

Deixe seu Comentário