Farol Santa Luzia será reaberto nesta quarta-feira com visita de alunos do EJA

Por Redação Ativa ES - Turismo

Após o período de oito dias fechado para reforma, o Farol Santa Luzia, na Praia da Costa, será reaberto nesta quarta-feira (12). Importante ponto turístico de Vila Velha e do Espírito Santo, o espaço funciona das 9 às 16h30, exceto às segundas-feiras, quando fica fechado.  Nesta quarta-feira, à noite, excepcionalmente, haverá uma atividade especial no local.

O Projeto Turismo Pedagógico, desenvolvido pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Vila Velha, levará, pela primeira vez, 44 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para uma visita guiada ao Farol Santa Luzia. Os estudantes são da Umef Leonel De Moura Brizola e a atividade acontece a partir das 19 horas.

A visita vai começar pelo Farol e depois segue para a Casa da Memória, Igreja do Rosário e Museu Ateliê Homero, finalizando com um piquenique no Centro Histórico da Prainha. Importante mecanismo que incentiva o processo de aprendizagem, o Turismo Pedagógico já atendeu a cerca de 9 mil estudantes das redes pública e particular de todo o Estado só esse ano.

A expectativa é de que, no ano que vem, as visitas noturnas para turmas da EJA sejam mantidas. Os agendamentos começam com o retorno do ano letivo em 2026, sendo que as visitas dos alunos da EJA serão realizadas de forma mensal, diferente das turmas de matutino e vespertino, que acontecem semanalmente.

“São alunos do período noturno, que trabalham o dia todo, e não têm acesso a esses espaços. Nossa ideia é atender aos estudantes da EJA, levando um pouco da história do município para além da sala de aula”, destaca Alexandra Cristina Nunes, coordenadora do projeto.

O secretário municipal de Turismo, Lucas Fraga, comemora as visitas para o público de aulas noturnas. “Através dessa parceria entre as secretarias de Turismo, Cultura e Educação, os visitantes podem vivenciar o que aprendem em sala de aula. E será importante poder contemplar os alunos da EJA com as visitas noturnas, como forma de complementação educacional. Estamos felizes pois a Marinha, que é uma grande parceira, atendeu a esse pedido”, ressalta Lucas.

Fonte: PMVV/ Assessoria

Categoria:

Deixe seu Comentário