Cirurgia bucomaxilofacial do Hospital ‘São Lucas’ é destaque em congressos nacionais

Por Redação Ativa ES

Os casos de trauma de face atendidos pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Estadual de Urgência e Emergência 'São Lucas', em Vitória, estão ganhando o Brasil. No último dia 18, o cirurgião-dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial e coordenador da equipe do São Lucas, Felipe Firme Igreja, apresentou uma palestra sobre estática do trauma para os participantes do 1° Encontro da Academia Brasileira de Cirurgia Estética da Face (ABRACEF). Na ocasião, todos os casos apresentados e discutidos foram de pacientes convidados no hospital capixaba, em especial casos de graves sequelas funcionais e estéticas que foram corrigidas pela equipe de bucos coordenada pelo profissional.

“A estética não é novidade no bucomaxilo, já que o rosto é o cartão de visita do indivíduo. Quando pensamos em um serviço como o de São Lucas, que trata de traumas e de urgência e emergência, a primeira imagem que vem à mente não é a estética. Mas, em nossa prática clínica e experiência diária, temos que nos preocupar em salvar a vida do paciente, mantendo a função e também a aparência, que tem impactos sociais e psicológicos na vida do paciente”, explicou Felipe Firme Igreja.

O movimento destacou ainda a importância de estar presente em eventos nacionais. “(Eventos) são importantes para aprimoramento profissional e também para mostrar ao resto do País o trabalho de excelência realizado no Espírito Santo e a importância do movimento-dentista em diferentes espaços que extrapolam o consultório”, apontou.

A equipe de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital “São Lucas”, além de contar com 11 profissionais é composta por cinco residentes, duas delas, Loyane Novaes e Alessandra Arthuso, também foram responsáveis ​​por levar o nome do Hospital para outros estados, apresentando três trabalhos no 14º Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (ENNEC), em junho, e outros três no 17º Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, em setembro.

"Tive a alegria de apresentar três trabalhos científicos com casos do hospital, o que enriqueceu minha formação e também deu visibilidade à residência do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e ao Hospital 'São Lucas'. Foi um grande orgulho representar essas instituições e compartilhar um pouco do que produzimos com tanta qualidade", comemorou a residente Alessandra Arthuso.

A coordenadora do Centro de Ensino Pesquisa e Inovação (CEPi) do Hospital 'São Lucas', Aparecida Taliuli, comemorou a participação dos profissionais e fez questão de destacar a importância da residência de cirurgia bucomaxilofacial para o CEPi. “É um excelente trabalho de pesquisa realizado pelos residentes, que participam de cursos, congressos e atuam em conjunto com a equipe médica e multiprofissional em encontros mensais, o 'Café com residente'”.

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Categoria:

Deixe seu Comentário