Ligação muda no celular? Criminosos usam IA para copiar voz e aplicar golpes

Por Carlos Lima

O objetivo da ligação é registrar alguns segundos da voz da vítima, suficientes para treinar a inteligência artificial que vai reproduzi-la fala “alô” e, do outro lado, ninguém fala nada. Até então, sabia-se que essas chamadas eram realizadas por robôs de empresas de que discam automaticamente para vários números e só encaminham para os atendentes as ligações já atendidas.

Mas a criatividade dos golpistas não tem limite, e um novo golpe pode estar por trás das tão incômodas ligações mudas. A fraude consiste em uma ligação automática ou feita por um golpista que permanece em silêncio do outro lado, enquanto uma ferramenta de inteligência artificia capta a voz de quem atendeu. 

Em um segundo momento, a IA cria áudios reproduzindo a Voz da pessoa. Esses trechos são usados para aplicar golpes contra parentes e conhecidos. “O objetivo é registrar alguns segundos da voz da vítima, o suficiente para treinar um modelo de inteligência artificial capaz de reproduzi-la com alta fidelidade. Depois, os criminosos utilizam essa voz clonada em mensagens de áudio ou ligações para enganar familiares, amigos ou até bancos, fingindo ser a própria pessoa e pedindo transferências ou dados pessoais”, explica o especialista Charles Manga, empresário no mercado de tecnologia e colunista do Jornal Ativa ES

Categoria:

Deixe seu Comentário