Guarapari se prepara para a “Semana do Saco Cheio” com otimismo para turismo e comércio local


Com a aproximação da tradicional Semana do Saco Cheio, Guarapari se prepara para receber muitos visitantes, principalmente vindos de Minas Gerais. O período, que combina o feriado nacional de 12 de outubro com o recesso escolar do Dia do Professor (15), costuma movimentar diversos setores da economia capixaba, especialmente o turismo, o comércio e a gastronomia.

Aguinaldo Ferreira Júnior, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapari (CDL), destaca que o período está muito aguardado pelo comércio da cidade.

“A expectativa sempre é muito alta. A Semana do Saco Cheio é um período muito positivo para o comércio em geral. Além de bares e restaurantes, todo o setor lojista e varejista se beneficia do aumento no fluxo de visitantes e consumidores que aproveitam o recesso para viajar e fazer compras. Esse movimento contribui para aquecer a economia local, fortalecer os empreendedores e fortalecer a importância de Guarapari como destino turístico e comercial”,


Hotelaria: otimismo, mesmo com feriado mais curto

No setor hoteleiro, o otimismo também prevalece, ainda que o calendário deste ano traga um desafio adicional: o feriado nacional cairá em um domingo, o que pode reduzir o tempo médio de hospedagem. Segundo Fernando Otávio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) e secretário municipal de Turismo, a cidade vive um momento de fortalecimento.

“A expectativa é positiva, apesar deste ano o feriado ser menor, o que deve reduzir a ocupação e o número de dias de hospedagem. Guarapari tem se destacado em feiras, eventos e na mídia, o que tem retomado a procura pela cidade. O movimento na hotelaria já vem crescendo, e estamos nos organizando para atender melhor o turista”, afirmou.

A previsão é compartilhada por Adilson Garbo, empresário e proprietário do Hotel Gaeta, em Meaípe. Ele ressalta que a taxa de ocupação tem sido suspensa de forma semelhante ao ano passado. “Até o momento estamos com uma ocupação de 60% para os próximos dias, bem parecido com o de 2024. A expectativa é positiva, mesmo com o feriado caindo no domingo”, disse.


Outro empresário do setor, Gustavo Guimarães, proprietário da Guarapousada, em Itapebussu, observa uma melhoria recente nas reservas.

"A expectativa agora é melhor. Começou fraquinha, ficou estagnada por um tempo, mas nos últimos dias reagiu. Nenhum hotel já temos 60% das reservas confirmadas e acreditamos que a Semana do Saco Cheio deve fechar acima de 80% de ocupação. Estamos torcendo por tempo bom, que anima ainda mais o pessoal a viajar", afirmou.

Bares e restaurantes: animação pelo “pré-verão”

Nos bares e restaurantes, o sentimento também é de otimismo e preparação. Para presidente do núcleo do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindbares) de Guarapari, João Marcelo; também conhecido como “Marcelão; o período marca o início da entrega que antecede o verão.


“A Semana do Saco Cheio marca, tradicionalmente, o início do movimento pré-verão — um período que aquece a economia local e traz novas oportunidades para bares, restaurantes e todo o comércio turístico da cidade. Estamos ansiosos e preparados para receber bem nossos visitantes, com a hospitalidade que é marca registrada de Guarapari. Esses dados são muito importantes para nós todos que não temos potencial do turismo e avançamos diariamente para fortalecer o nosso destino”, pontudo.

Categoria:

Deixe seu Comentário