Outubro Rosa: unidades de saúde promovem ações de terça-feira a sábado

Por Charles Manga

Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde de Vila Velha estão promovendo uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa busca destacar a importância do autocuidado, incentivando as mulheres a realizarem regularmente seus exames e adotarem hábitos de vida saudáveis.
 
O Outubro Rosa é celebrado mundialmente desde 1990 e busca alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, principal causa de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. A campanha enfatiza exames regulares, como a mamografia e a manutenção de hábitos de vida saudáveis, que podem reduzir os riscos da doença.
 
Em Vila Velha, a programação inclui aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, coleta de preventivo, agendamento de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico, vacinação, orientação jurídica e palestras educativas.

A equipe da Unidade de Saúde de Vila Garrido, com alunos do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), vai atender as mulheres na Igreja Betel, das 13h30 às 16 horas, no próprio bairro. Serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, coleta de preventivo para pacientes previamente agendadas, mesa demonstrativa de alimentação saudável e orientações sobre prevenção do câncer de mama.

Quinta-feira

Hoje quinta-feira (9), a Unidade de Saúde de Ponta da Fruta abrirá as portas com uma programação especial voltada às mulheres. No local, será possível aferir a pressão arterial e a glicemia, realizar coleta de preventivo (mediante agendamento prévio), agendar mamografia e fazer testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, serão oferecidas orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, bem como atendimentos com profissionais especializados, incluindo suporte jurídico, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Sábado

No sábado (11), as ações se estenderão a quatro unidades de saúde da cidade: Rio Marinho, Ibes, Paul e Coqueiral de Itaparica. Inclusive, em todas elas haverá testagem rápida de sífilis e HIV sem necessidade de agendamento.

Em Paul, as atividades vão incluir coleta de preventivo, atendimento odontológico (ambos com agendamento prévio) e pesagem do Bolsa Família. Na unidade do Ibes, os serviços oferecidos incluem coleta de preventivo, agendamento de mamografia e vacinação.
 
Já em Coqueiral de Itaparica haverá consultas médicas com agendamento prévio, atendimento na farmácia para retirada de medicamentos e regulação para marcação de exames, além de outros serviços de saúde. Em Rio Marinho, além dos serviços como pesagem do Bolsa Família e agendamento para mamografia, também vão acontecer palestras sobre autocuidado.

Categoria:

Deixe seu Comentário