Turistas brasileiros movimentam o comércio no Chile com Pix e aumentam gasto médio no inverno

Mais de 5 mil transações via Pix foram registradas por brasileiros em cidades chilenas; lojas de esqui e vinícolas lideram consumo.

Por Charles Manga

Durante a temporada de inverno de 2025, centenas de turistas brasileiros estão movimentando o comércio chileno com uma novidade prática: a possibilidade de pagar com Pix, sistema de pagamento instantâneo que já faz parte da rotina no Brasil. A funcionalidade chegou ao Chile graças a uma parceria entre as fintechs PagBrasil e VirtualPOS.
Desde seu lançamento, o uso do Pix no país andino tem crescido significativamente. A VirtualPOS já registrou US$ 1 milhão em pagamentos via Pix — o equivalente a cerca de R$ 5,5 milhões, com mais de 5 mil transações realizadas em mais de 100 estabelecimentos.

Entre os principais destinos onde os brasileiros estão utilizando a tecnologia estão Santiago, Chillán e Pucón. O ticket médio das compras foi de US$ 200 (cerca de R$ 1.090), com 80% das receitas concentradas em lojas de aluguel de equipamentos de esqui, segundo dados da VirtualPOS e da associação FinteChile, divulgados na segunda-feira (25). Além dos centros de esqui, os brasileiros também usaram o Pix em vinícolas, lojas de roupas de inverno, restaurantes e shoppings. A praticidade do pagamento instantâneo, sem taxas de câmbio abusivas ou necessidade de cartão internacional, vem sendo um atrativo extra para os turistas.

A expectativa, segundo a FinteChile, é de que o volume de transações continue crescendo nos meses de agosto e setembro, com a intensificação da temporada de neve e as férias de primavera no Brasil. A adoção do Pix no Chile representa um avanço na integração de sistemas financeiros da América Latina, além de abrir caminho para que mais países ofereçam soluções digitais adaptadas ao perfil do turista brasileiro.

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