Órgãos de fiscalização da pesca se reúnem para alinhamento de ações em conjunto
Postado 12/08/2025 06H15

Por Charles manga
Coibir a pesca predatória em águas capixabas. Esse foi o teor de uma reunião estratégica que reuniu representantes das esferas municipal, estadual e federal envolvidos na fiscalização e proteção ambiental. O encontro ocorreu na Superintendência de Policia Federal do Espírito Santo, no último dia 7.
Dentre os objetivos da reunião estão o alinhamento de ações conjuntas, o reforço da integração entre os órgãos e a definição de estratégias para aprimorar a fiscalização no Estado e, particularmente, em Vila Velha. Isso visa à garantia da preservação dos recursos pesqueiros e o cumprimento da legislação vigente.
Participaram da reunião representantes da Polícia Federal, Ibama, Ministério da Pesca e Aquicultura, Delegacia de Crimes Ambientais da Polícia Civil, Iema e Polícia Militar Ambiental. A Prefeitura de Vila Velha esteve representada por membros da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
De acordo com o subsecretário Fábio Barcellos, “a reunião foi considerada produtiva e resultou em um compromisso conjunto para intensificar as operações de fiscalização e ampliar a troca de informações entre as instituições, visando coibir a pesca irregular, proteger o meio ambiente e assegurar o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro”.
Já o agente do Ibama, José Vicente, valorizou a capacitação e a troca de experiências do encontro. “A complexidade da gestão pesqueira demanda uma ação conjunta de todos os órgãos envolvidos no processo, seja na emissão de licenças, seja na fiscalização. Daí a relevância do evento, quando diversos órgãos parceiros puderam discutir e contribuir para o planejamento das ações no Estado do Espírito Santo e, especialmente, em Vila Velha” finalizou.
Fonte: PMVV
Categoria: