Iniciativas de oração fortalecem reuniões mundiais da Igreja Adventista

Sala de oração na 62ª Assembleia da Associação Geral, realizada no America's Center Convention Complex, em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, de 3 a 12 de julho de 2025. (Foto: Gerhard Weiner/Adventist Media Exchange (CC BY 4.0). Voluntários e participantes de diferentes culturas se unem para pedir direção divina durante Assembleia da Associação Geral.

Andy Martínez estava sofrendo de depressão e ansiedade. A doença o acompanhava há três anos e meio e não dava sinais de que cessaria. Seu médico lhe receitou alguns remédios, mas ele decidiu buscar outra solução.
“Um dia, Deus me impressionou com a ideia de que, se alguém orasse por mim, Ele tiraria tudo aquilo, mas eu não entendia o que significava ter alguém orando por mim”, detalha.

Então, começou a pedir às pessoas que orassem por ele. O chamavam, oravam. Até que ele foi convidado para ir a um acampamento, onde havia uma sala de oração. Ali entendeu que, além da oração que receberia de alguém, deveria orar de forma intensa ao longo de quatro dias, e o fez com pausas apenas para dormir. "Quando terminei, não tinha mais nada", pontua ao relembrar que esse episódio ocorreu há mais de 10 anos. 

Embora seja importante contar com recursos oferecidos pela medicina e psicologia em situações dessa natureza, que são aliadas no processo de recuperação, a confiança no poder divino faz toda a diferença, explica Andy. E essa mesma experiência de estar em uma sala de oração também é oferecida na 62ª Assembleia da Associação Geral, em St. Louis, nos Estados Unidos.

Participantes oram na sala de oração durante a Assembleia da Associação Geral. (Foto: Gerhard Weiner/Adventist Media Exchange (CC BY 4.0))

A cada dia, um grande número de pessoas visita esse espaço para, de forma mais intensa, ter um momento dedicado exclusivamente à oração e à comunhão com Deus ao longo das reuniões que ocorrem na arena do America's Center. Enquanto uma movimentação está em curso nos corredores, esse é o local onde muitos buscam refúgio.

Um Lugar de Paz

"Eu vim orar pela minha irmã, pela minha família, porque eles estão passando por momentos muito difíceis. Eu precisava orar, precisava de um lugar para ir orar. Vim e senti que me encontrei com Ele. Então, este ambiente é muito importante", conta, com lágrimas no rosto, María Teresa Chavez.

Mesmo sem falar inglês, ela entrou na ampla sala e se sentou. Ali acompanhou as dinâmicas que ocorrem em um espaço com cadeiras posicionadas de maneira a formar um círculo, o que facilita que os participantes se entreolhem, interajam e criem uma proximidade.
Participando pela primeira vez de uma Assembleia da Associação Geral, Chavez, que vive em Lima, Peru, disse ter ficado impressionada ao ver que há pessoas orando continuamente não apenas por suas próprias vidas, mas também pelos líderes e decisões da Igreja Adventista global.

Essa é uma das características desta sala de oração: oferecer um ambiente em que se possa orar durante horas e horas por aqueles que estão conduzindo os rumos da denominação. Enquanto os delegados, administradores e convidados especiais acompanham as discussões no plenário, há sempre um grupo de pessoas dedicadas a pedir sabedoria a Deus.

Foco no Poder da Oração

“Vejo mais fervor e paixão, o que mostra que o povo de Deus está com fome e sede espirituais”, disse Melody Mason, coordenadora da iniciativa e integrante da equipe da Associação Ministerial da Associação Geral, nos Estados Unidos.

“Eles estão se preparando para a Sua volta. E tem sido muito especial conhecer pessoas de todas as partes do mundo, de diferentes idiomas. É realmente lindo. A cada ano tem sido muito, muito bom, e as pessoas estão ainda mais animadas para se reunir e orar”, acrescentou Mason.

Esta não é a primeira vez que a sala de oração está disponível em uma edição do encontro mundial da Igreja Adventista. Nas duas últimas, em 2015 e 2022, esses espaços também contribuíram para que momentos de oração fossem continuamente realizados em prol das principais decisões que foram propostas.

Os encontros acontecem diariamente na sala 120 do Convention Center, das 9 da manhã às 6 da noite, e uma equipe de voluntários fica disponível para atender aqueles que se dirigem até lá, direcioná-los e dar o suporte que precisam. Andy, massagista oriundo do Panamá, mas que vive nos Estados Unidos, é um deles.

Durante a entrevista, ele contou diversas histórias de como Deus o tem sustentado em todos os aspectos. Mas isso tem um preço - e não se trata de barganha. Ele aprendeu a ter uma vida intensa de oração. E esses princípios são ensinados justamente no local onde ele recebe pessoas do mundo todo.

"Deus tem 345 características e quase não mencionamos nenhuma porque não oramos. Não agradecemos a Deus pelo que Ele tem feito por nós. Só pedimos. Não confessamos nossos pecados e nem pedimos o Espírito Santo", aponta.

Uma das formas de auxiliar as pessoas a orarem é justamente por meio de dois programas oferecidos de 6 a 11 de julho nesta sala de oração. A série O Reavivamento de Elias – que ocorre às 9h30 da manhã -, e De Volta ao Altar – realizada das 15h às 18h - são iniciativas educativas que ajudam pessoas a aprenderem a se conectar ainda mais a Deus.

"De Volta ao Altar é uma série de reavivamento, e é baseada em sete princípios de discipulado. Sete princípios que nos ensinam como ser um discípulo de Jesus, como viver diariamente como um discípulo dEle. Então, quando falamos sobre De Volta ao Altar, basta pensar em Elias no Monte Carmelo. Ele reconstruiu o altar do Senhor que estava quebrado, e Deus mostrou a Israel quem é o Deus vivo", esclarece Melody Mason.

Na visão do pastor José Luis Perez, que atua em uma sede administrativa da Igreja Adventista no sul de Belize, iniciativas de oração como essa são fundamentais principalmente em momentos tão importantes para os membros, como as nomeações de líderes para as mais diferentes funções.

"Quando oramos, entregamos o caso a Deus para que Ele mesmo, através de nossa mente, nos diga quem é a pessoa indicada. Por exemplo, para a Associação Geral, agora que vamos nomear o Tesoureiro, o Secretário e os demais da Divisão. Isso nos mostra que, se orarmos, Deus terá o primeiro lugar nisso. E para mim, orar é o mais importante que aconteceu nesta 62ª Assembleia da Associação Geral", compartilha.


Categoria:

Deixe seu Comentário