Identidade, missão, métodos e discipulado: mensagem do presidente mundial

Köhler em sua mensagem sabática aos milhares de participantes da 62ª Assembleia da Associação Geral. (Foto: Elsie Tjeransen).
Sermão do pastor Erton Köhler, no dia 12 de julho, sábado, apontou para diversos conceitos importantes relacionados ao cumprimento da missão.

Por Felipe Lemos - Estados Unidos

As mensagens públicas de um líder sempre expressam muito do seu próprio entendimento sobre a organização e sua relação com o mundo ao redor. Por isso, uma importante atenção merece ser dada às palavras proferidas pelo presidente da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Erton Köhler, em seu segundo sermão na assembleia mundial da organização, encerrada neste sábado, 12 de julho, em Saint Louis, EUA. O primeiro sermão, no sábado dia 5, foi preparado quando era secretário-executivo da denominação. Já o segundo, como ele mesmo disse, foi desenvolvido depois que foi eleito como novo presidente mundial. A mensagem apresentada foi baseada no capítulo 24 do evangelho de Mateus. Uma escolha bastante singular, pois se trata de um trecho considerado profético nos livros dedicados à biografia de Jesus.

Köhler ressaltou basicamente três aspectos que, conforme seu ministério indica, norteiam a forma como enxerga a condução de uma igreja com mais de 23 milhões de membros registrados e que atuam em mais de 180 mil congregações em 212 países. Identidade é algo que se mantém forte no discurso do novo presidente. Há uma preocupação da liderança adventista em reafirmar os princípios que fundamentam a ação adventista ao redor do mundo. O adventismo sempre se manteve fiel ao que originalmente o constituiu como movimento religioso. E o pastor Köhler frisou que “podemos ajustar os métodos, mas nunca mudar nossa mensagem baseada na Bíblia. Nossos métodos e estratégias precisam ser reorientados para alcançar as áreas e os grupos étnicos mais desafiadores em todo o mundo”.

Cumprir com a missão

Outra expressão que ecoa aos ouvidos abertos à mensagem do presidente eleito é a necessidade de se pensar no cumprimento da missão como prioridade máxima da vida do cristão adventista. “Nossa igreja só será fortalecida para a missão se a missão for a prioridade de nossas iniciativas, reuniões, pessoal e recursos”, pregou Köhler aos milhares de adventistas presentes no America’s Center Convention Complex, e outros tantos que acompanhavam a transmissão em diferentes idiomas

O líder explicou que o texto de Mateus 24, apesar de conter vários indicativos de crises e catástrofes prenunciando a volta de Jesus, convida a uma reflexão sobre a esperança. E essa esperança está alicerçada principalmente em um reavivamento espiritual acompanhado de uma prática missionária real entre as pessoas reavivadas.

Métodos

Conhecido pelo apreço por uma comunicação missional e estratégica, Erton Köhler considera a necessidade de diferentes metodologias para se alcançar o objetivo de pregar o evangelho a todos. No sermão, mencionou indiretamente o uso de modernos recursos digitais e um profundo interesse em expandir a mensagem bíblica a etnias, culturas e grupos acentuadamente diferentes do contexto cristão.
“Uma igreja comprometida com a distribuição de literatura, que desempenha um papel profético, utilizando as mais recentes tecnologias para alcançar as pessoas onde elas estão, sem barreiras, e capaz de comunicar a mensagem às mentes aceleradas dos nossos dias”, afirmou.

Discipulado

Evidentemente, a ênfase no discurso do presidente mundial adventista está ancorada na ideia de que a missão implica um processo de discipulado forte e consistente. Köhler, inclusive, fez questão de destacar a importância do ato de fazer discípulos como uma premissa indispensável na vida da igreja; ou seja, as pessoas precisam vivenciar essa experiência do discipulado aplicado e não apenas se contentar em assistir a programas religiosos.

Para ele, a missão não é opcional e nem deve ser esquecida com outras distrações. Uma mensagem bastante contundente e objetiva que promete ser uma tônica nos próximos anos. 

Veja o sermão na íntegra:


Categoria:

Deixe seu Comentário