Congresso da Abraji terá lançamento de 10 livros

Por Charles Manga - Abaji 

O 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji contará com um espaço para lançamentos de 10 livros. Durante os intervalos dos três primeiros dias do evento, autores promoverão exposição de suas obras, conversa com leitores e sessões de autógrafos no Espaço Abraji.

Entre eles, estão nomes conhecidos do jornalismo brasileiro, como Fábio Gusmão, Cecília Olliveira e Juliana Dal Piva. Os interessados poderão adquirir exemplares no local e garantir uma assinatura exclusiva. Também estará disponível no Espaço Abraji o livro “Como salvar a Amazônia: Uma busca mortal por respostas”, obra que Dom Phillips estava escrevendo quando foi assassinado com o indigenista Bruno Pereira, em 2022.

Um grupo de amigos assumiu a missão de concluir o projeto, preservando a intenção do autor: mostrar por que é do interesse de todos salvar a Amazônia e como a resposta reside justamente na própria floresta. A 20ª edição do maior encontro de jornalistas do país e da América Latina acontece de 10 a 13 de julho, em São Paulo, no campus Álvaro Alvim da ESPM. A programação está disponível no site do evento. As atividades estão distribuídas em 13 trilhas temáticas e serão realizadas nos formatos de palestras, debates, oficinas e formações.

Confira a programação do lançamento de livros
*Resumos disponibilizados pelas editoras
Quinta-feira, 10/07, das 11h às 11h30 
Livro: Baviera Tropical (Todavia) 
Autora: Betina Anton 


Resumo: Vencedor do Prêmio Jabuti 2024 na categoria biografia e reportagem, o livro conta a história do médico nazista Josef Mengele. A partir de sua experiência pessoal, a jornalista faz um minucioso trabalho de recuperação de memórias e de testemunhos, com entrevistas inéditas e propondo versões dos fatos até então desconhecidas. 

Livro: Como nasce um miliciano (Bazar do Tempo)
Autora: Cecília Olliveira
Resumo: A partir de documentos sigilosos, depoimentos inéditos e uma persistente investigação jornalística, a autora revela a complexa teia que transforma agentes do Estado em criminosos, expondo as alianças entre polícia, política e crime organizado que sustentam as milícias.

Quinta-feira, 10/07, das 16h às 16h30 
Livro: Vocês da Imprensa (Máquina de Livros)
Autor: João Paulo Saconi

Resumo: A obra aborda a violência contra a mídia brasileira pela ótica de um jornalista sob ataque.
Livro: Guia Caravana: Jornalismo Investigativo nos Territórios
Coautores: Organizações do Projeto Caravana da Abraji

Resumo: Em forma física e digital, o livro reúne as metodologias desenvolvidas para compartilhar o conhecimento aprendido, reforçar o compromisso com a democratização da informação e o fortalecimento das redes locais por todo o país.

Sexta-feira, 11/07, das 11h às 11h30 
Livro: Na ponta da linha: as aventuras de um repórter de TV (Insular)
Autor: André Rohde

Resumo: O jornalista André Rohde se debruça sobre temas relevantes, alinhavando memórias de tempos conturbados, em uma trama de conflitos, tensões e violência. Um resgate dos principais trabalhos produzidos ao longo de 35 anos nos programas de maior audiência da televisão brasileira.
Livro: Como salvar a Amazônia: Uma busca mortal por respostas (Companhia das Letras)

Coautores: Dom Phillips, Andrew Fishman, Beto Marubo, David Davies, Eliane Brum, Helena Palmquist, Jon Lee Anderson, Jonathan Watts, Rebecca Carter, Stuart Grudgings, Tom Hennigan e Tom Phillips

Resumo: Dom Phillips estava escrevendo “Como salvar a Amazônia” quando foi morto no Vale do Javari com o indigenista Bruno Pereira em 5 de junho de 2022. Um grupo de amigos tomou para si a missão de dar continuidade ao projeto, preservando a intenção do autor: mostrar por que é do interesse de todos nós salvar a Amazônia e como a resposta reside justamente na própria floresta.
 
Confira a programação do 20º Congresso da Abraji
 
Sexta-feira, 11/07, das 16h às 16h30 
Livro: Mestres da Reportagem (In House)

Coautores: Ana Paula Reis, André Casé, Andrei Semensato, Carina Gonçalves, Daiana Rodrigues, Danieli de Jesus e Silva Rodrigues,Davi Leon, Duda Blumer, Enzo Sbrighi, Felipe Romano, Felipe Silvatti, Giovanna Borielo, Hallayne Lacerda, Ilda Rocha, Jéssica Tamyres dos Santos, Jonathans César, Laura Soares, Lígia Quaglietta, Luana Dorigon, Maria Luiza Pereira, Matheus Santos, Matheus Talassi, Meg Lopes, Melissa Carnaúba, Nilcéia Terezinha Parize de Carvalho, Patrícia Paixão, Samuel Otani, Suelen Romani, Thaís Rabelo, Vida Barbalho, Vinícius Lucena e Vitor Kenzo

Resumo: A obra é voltada a registrar a carreira de grandes nomes do jornalismo e destrinchar bastidores de reportagens emblemáticas, que mudaram realidades brasileiras.

Sábado, 12/07, das 11h às 11h30 

Livro: Sevandija (Terra da Gente) 
Autor: Cristiano Pavini
Resumo: Livro-reportagem sobre a operação que revelou o maior escândalo de corrupção envolvendo a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP).

Livro: Vitória Joana da Paz: A heroína por trás da câmera que mudou a história de um bairro e marcou o país (Planeta)
Autor: Fábio Gusmão
Resumo: A nova edição do livro Dona Vitória da Paz, agora com o nome real da protagonista, revela quem era a mulher por trás do nome atribuído pelo Programa de Proteção à Testemunha. O autor (re)apresenta, com imagens exclusivas das últimas semanas de gra­vações, ao lado de transcrições de falas completas de Dona Joana, novos detalhes e revelações sobre a heroína por trás da câmera que marcou um país inteiro.

Sábado, 12/07, das 16h às 16h30 

Livro: Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva (Matriz)
Autora: Juliana Dal Piva
Resumo: Neste livro, estão esmiuçadas milhares de páginas sobre as investigações feitas desde 1971 sobre o desaparecimento do ex-deputado. Também está relatado como a ditadura monitorou de perto cada passo dos interessados em desvendar o caso para garantir que não se chegasse à verdade. 

O Congresso

Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), revista piauí, Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.

São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium. 

São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré. 

Serviço
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 10 a 13 de julho de 2025
Inscrições através do site: congresso.abraji.org.br/inscreva-se 

Categoria:

Deixe seu Comentário