Membros da comissão de Associação de Moradores renunciam por não concordarem com a postura do Presidente
Postado 14/07/2025 23H14

Por Charles Manga
O ex-tesoureiro da Associação de Moradores e mais cinco membros da mesa diretora se retiraram dos cargos por possíveis irregularidades. Na época o líder comunitário da associação de moradores do Bairro Cristóvão Colombo, que concorreu a presidência em 2023, Ademir Ferreira Pontini, ano que antecedia as eleições municipais, teria ciência das irregularidades nos documentos que foram apresentados. Segundo o tesoureiro, o líder comunitário, não tomou iniciativa para resolver as questões apresentadas pela mesa diretora.
O ex-tesoureiro procurou à nossa reportagem, para relatar os fatos para que assim, a população do bairro por ele ter sido conivente com o erro.
O tesoureiro disse que Pontini, colocou outras pessoas na associação, que não tinham nada haver com a diretoria, e a pessoa teria cogitado em uma das reuniões fazer uma caixa dois, a pessoa foi levada pelo presidente Pontini, para a reunião e a pessoa falou sobre " fazer o caixa dois" , e de imediato os tesoureiro é mais quatro membros da comissão não concordaram. Ele afirma que eles não concordaram com as irregularidade e com algumas decisões do presidente comunitário, e decidiram se retirar dos cargos.
"Pontini tinha ciência dos documentos irregulares, ele descumpriu algumas normas estatutárias, nomeando pessoas estranhas na diretoria, não respeitando as atribuições do estatuto e dos demais membros." Disse.
Segundo o ex-tesoureiro, Pontini, na época, não se prontificou para atender às solicitações da diretoria, ignorando os demais membros. Não se manifestando ser contrário ao assunto levado na reunião sobre a caixa dois. "Esta atitude de Pontini forçou a minha saída e a dos outros membros.
Na ocasião, Pontini, que é aposentado por invalidez, devido a uma séria luta contra o câncer, ocupava um cargo público na prefeitura de Vila Velha, o que é proibido por lei. Uma pessoa aposentada por invalidez, não pode exercer cargo pública. Essa é uma regra geral, e a aposentadoria por invalidez implica na impossibilidade de exercer qualquer atividade remunerada, seja no setor público ou privado. A lei que rege esta questão é a Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União .
O ex-tesoureiro da associação foi um dos primeiros a decidir se afastar, ele ficou indignado e decidiu na época, procurar a redação do jornal para apresentar estes fatos e cópia da carta de renúncia junto a outros documentos, que apontavam às irregularidades nos documentos da associação de moradores. Supostamente Ademir Pontini, tenha usado a associação de moradores para se promover ao cargo de vereador que ocupa hoje na Câmara Municipal de Vila Velha.
A carta de renúncia dos membros da comissão informa as irregularidades da documentação, e os assuntos cogitados em fazer caixa dois(2), motivos do afastamento dos membros da diretoria. A carta foi entregue ao CTVV, responsável pelas eleições nas associações em Vila Velha, que até o momento não se manifestou sobre o assunto.
Recentemente na tribuna da Câmara Municipal, em uma de suas falas, o Vereador Ademir Pontini, falou sobre a inauguração de uma praça na ilha dos Aires, recém inaugurada pela Prefeitura no bairro. No vídeo, Ademir Pontini se refere ao roubo das grades de proteção da praça, e disse que: "Noiados", devido a um suposto sumiço das grades de proteção da pracinha que por ele deduzido, tinham sido roubados por noiados.
Marcelinho da Ilha, representante legal dos moradores da Ilha dos Aires, rapidamente se manifestou contra a atitude do Vereador, em dizer na tribuna da Câmara Municipal que ""noiados" lá na Ilha dos Aires, haviam roubado as grades de proteção da pracinha recém inaugurada." o líder comunitário da Ilha dos Aires, postou vídeos em grupos de whatsapp da comunidade, desmentindo o Vereador Pontini, que inclusive afirma no vídeo que às obras desta praça, foram concluídas entregues a pedido dele ao prefeito da cidade.
Marcelinho, disse em seus vídeos postados que:
"Ninguém aqui roubou nada não, as grades foram retiradas para serem colocadas corretamente, as obras aqui nunca foram de outro vereador, aqui na Ilha dos Aires, esta obra devemos ao Vereador Rogério Cardoso, que é o único vereador que acompanha nossas necessidades de perto, esta obra só foi feita por que o Prefeito Arnaldinho e o Vereador Rogério Cardoso lutaram por nós".
Em outro vídeo Marcelinho diz que: "Aqui ninguém roubou nada não, respeita nossa comunidade", os vídeos circulam nos grupos de Whatsapp de ambos os bairros e no site da Câmara Municipal de Vila Velha.
A justiça segue investigando o caso que na época, foi divulgado no site da rádio, e retirado do ar a pedido do próprio Vereador Ademir Pontini, que posteriormente acionou a justiça contra este veículo de comunicação.
Existem outras denúncias contra o Vereador Ademir Pontini, que a reportagem está apurando.
Categoria: