Quatro toneladas de eletroeletrônicos inservíveis tiveram descarte correto

Por Rodrigo Elias
A Prefeitura de Vila Velha deu uma destinação ambientalmente correta para quatro toneladas de eletroeletrônicos inservíveis, a exemplo de geladeiras, fogões, micro-ondas e outros equipamentos.  A ação, que foi realizada nessa semana, aconteceu por meio de uma parceria com as empresas ES Ambiental e Circulare e faz parte de um programa que visa garantir o descarte adequado desses materiais, que são considerados altamente poluentes. 

Os resíduos eletrônicos devem ser descartados de forma adequada para evitar a contaminação do solo e da água, protegendo a saúde humana e preservando o equilíbrio ambiental. Essas empresas são responsáveis por esse descarte correto.
A coleta desses produtos inservíveis nas residências, em Vila Velha, é realizada pela Prefeitura por meio do serviço de Cata-Móveis e Cata-Treco, com agendamento gratuito pelo telefone (27) 3149-7326; ou agendamento pelo site oficial do município: www.vilavelha.es.gov.br. Depois de entrar nessa página, o cidadão deve navegar até a aba “Secretarias”, clicar em “Serviços Urbanos” e selecionar o banner sobre descarte.
O cidadão também pode procurar um dos três pontos fixos de entrega voluntária (PEVs) do município.  Eles estão localizados na sede da Prefeitura de Vila Velha e na Câmara Municipal, que recebem materiais de pequeno porte até 30 quilos; e o ecoponto da antiga Fábrica de Manilhas, na Avenida Carlos Lindenberg, em Alecrim, para matérias de grande porte, como geladeiras, fogões, entre outros, acima de 30 quilos.
“O trabalho não se resume à coleta. Estamos criando mecanismos para facilitar a vida do cidadão e ampliar a abrangência da política de logística reversa no município”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento. Raphael completa ainda que, além de preservar o meio ambiente, o serviço também tem um caráter educativo. “É uma forma de despertar na população o compromisso com o descarte responsável”, conta.
PMVV

Categoria:

Deixe seu Comentário