Ceará e Piauí participam do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) neste fim de semana

Por Charles Manga - Fonte : Ministério da Saúde Texto 

Na última sexta-feira (23), o Ministério da Saúde dá início, no Piauí, à primeira edição do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal nas comunidades indígenas e será coordenada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Piauí (DSEI-PI), unidade vinculada à  Secretária de Saúde Indígena ( Sesai/MS).

Com expectativa de imunizar 500 indígenas, a atividade terá início às 9h da manhã, com ato simbólico e cultural na Oca do Museu dos Povos Indígenas do Piauí – Anízia Maria (MUPI), localizada na Aldeia Nazaré, município de Lagoa de São Francisco. Ao todo, serão contempladas as cinco aldeias do povo Tabajara, que são atendidas pelos polos base de Piripiri e Lagoa de São Francisco. O MVPI reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção e o bem-estar dos povos originários.

A atividade contará com a presença do secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, além de reunir indígenas, profissionais de saúde, entidades parceiras e representantes de diferentes esferas do poder público. Também integra a XXIII Semana de Vacinação das Américas, promovida em articulação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“O MVPI integra o calendário da saúde indígena brasileira e demonstra o compromisso do atual governo com a ampliação da cobertura vacinal nos territórios”, destaca Weibe Tapeba. Segundo o secretário, a meta para 2025 é imunizar cerca de 72 mil indígenas em todo o país, com atuação em todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

O secretário também ressaltou o avanço da política de saúde indígena no estado do Piauí, que recebe pela primeira vez uma ação estruturada da Sesai. “O estado do Piauí era um dos poucos da federação que ainda não contava com cobertura de saúde indígena. A partir do ano passado, planejamos ações e intensificamos a contratação de profissionais para que, neste ano, as equipes possam atuar de forma efetiva na região. Vamos iniciar o primeiro MVPI no estado com um grande evento de mobilização que estimule a vacinação nos territórios, envolvendo os povos indígenas, o governo estadual e os todos municípios que possuem populações indígenas”, ressalta.

24 de maio – Ceará dá continuidade às ações de vacinação

No sábado (24), a mobilização segue para o Ceará, no município de Quiterianópolis, no Polo de Crateús, na Aldeia Fidélis. A mobilização terá início às 9h, com concentração na Escola Indígena Carlos Levy. A expectativa é que 250 indígenas dos povos Tabajara, Potyguara, Kariri, Kalabaça e Tupinambá sejam beneficiados.

Proteção para todas as idades

Serão aplicadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, com foco na atualização dos esquemas vacinais de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cada polo base mobiliza sua própria equipe e intensifica os atendimentos no dia da campanha para garantir que todas as comunidades sejam alcançadas.

O MVPI é uma estratégia anual do Ministério da Saúde voltada a reduzir desigualdades no acesso à vacinação. A ação acontece em todos os 34 DSEIs situados nas cinco regiões do país e conta com força-tarefa estratégica para levar imunização e saúde a todos os territórios, inclusive os mais remotos.

Categoria:

Deixe seu Comentário