Operação conjunta interdita empresa por extração ilegal em Vila Velha
Postado 13/05/2025 05H35

Redação Ativa ES - Fonte PMVV
A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha participou, neste fim de semana, da Operação “Ampulheta”, coordenada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). A ação combate crimes ambientais relacionados à extração e comercialização irregular de areia
As equipes acompanharam vistorias em 12 pontos de venda nos municípios de Guarapari e Vila Velha, com o objetivo de verificar a origem e a regularidade da areia comercializada.
Em Vila Velha, durante as ações no bairro Morada do Sol, a fiscalização ambiental interditou uma empresa por atuar na extração ilegal de minerais, sem a devida licença ambiental. Além disso, a empresa foi notificada por prática irregular de extração de areia. No local, foram apreendidos um trator esteira e dois caminhões utilizados nas atividades clandestinas.
O secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo, comentou a importância da ação: “A participação ativa da nossa equipe nessa operação reflete o compromisso da gestão municipal com a fiscalização rigorosa e a proteção ambiental. Trabalhamos em parceria com diversos órgãos para combater a extração ilegal e garantir a sustentabilidade do nosso município”, afirmou.
Além das interdições e notificações, a operação resultou na apreensão de diversos documentos (recibos, cheques, notas fiscais), armas de fogo, munições, celulares, caminhões, tratores, dinheiro em espécie e na condução de pessoas à delegacia. A operação contou com apoio operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Categoria: