Matadouro Clandestino é Interditado no Bairro Dom João Batista em Vila Velha
Postado 07/05/2025 16H17

Por Charles Manga - Fonte : Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca
Uma ação conjunta coordenada pela Prefeitura de Vila Velha interditou, na manhã desta quarta-feira (7), um matadouro clandestino de suínos no bairro Dom João Batista. A operação, motivada por denúncia à ouvidoria, reuniu equipes do Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura e Pesca, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), além da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil e da Guarda Municipal.
Um homem foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. O local foi interditado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Agricultura e Pesca, e todo o material apreendido foi destinado ao descarte. Segundo os fiscais, as condições de higiene eram inexistentes, com risco elevado à saúde pública.
Foram apreendidas 3.88 toneladas de carne suína, além de 200kg de insumos, temperos para carnes e linguiças.
Também foram detectadas irregularidades ambientais. A Secretaria de Meio Ambiente identificou o descarte inadequado de resíduos diretamente no esgoto, e autuações serão aplicadas ao proprietário do espaço.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, destacou que a operação representa um avanço na fiscalização ambiental e na proteção da saúde pública.
“Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura com o bem-estar da população e com a defesa do meio ambiente. Combater atividades ilegais como essa é fundamental para impedir a disseminação de doenças e garantir que o descarte de resíduos ocorra dentro da legalidade. Atuamos de forma firme nas esferas administrativa e criminal para coibir esse tipo de prática”, afirmou.
De acordo com o médico-veterinário e diretor de Bem-Estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, o abate de animais em zona urbana é proibido. Ele classificou o método utilizado como cruel e rudimentar, configurando maus-tratos.
“A denúncia partiu de moradores que relataram que crianças da região estavam apavoradas com as cenas. Isso, por si só, já revela a gravidade da situação", afirmou.
O subsecretário da Secretaria de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, reforçou a importância da fiscalização integrada.
“A ação de hoje mostra que as empresas precisam se regularizar para seguir as normas vigentes, tanto em nível municipal quanto estadual, especialmente quando se trata de produtos cárneos que oferecem risco sanitário à população”, disse.
Categoria: