Demolição marca início das obras no Morro do Moreno
Postado 07/05/2025 08H36

Por Charles Manga - Fonte : SECOPE
A Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes iniciou nesta semana a demolição de uma antiga boate localizada na rua João Joaquim da Mota, na Praia da Costa. A intervenção, que começou após a emissão do mandado de posse da área em 24 de abril, marca o início da execução física do projeto de revitalização do Morro do Moreno, área considerada estratégica para o ordenamento turístico da cidade. A previsão é que a estrutura seja totalmente removida até o final de maio.
O espaço, que não exige licenciamento ambiental por estar fora dos limites do Monumento Natural, será transformado em um espaço de recepção para visitantes. No terreno onde funcionava a boate, estão previstos uma guarita e uma pequena praça. Do outro lado da via, será construído um conjunto com sanitários, sala administrativa, depósito e um espaço voltado à educação ambiental.
“Essa demolição é o pontapé inicial das obras. A gente ainda está na fase de licenciamento das outras partes do projeto, mas aqui conseguimos começar logo. É um primeiro passo importante pra transformar o Morro do Moreno em um lugar mais organizado e preparado pra receber os visitantes com estrutura e segurança”, disse a secretária Menara Cavalcante.
O contrato para a obra foi formalizado em janeiro e, desde então, a empresa responsável trabalha na elaboração do projeto executivo e no processo de licenciamento das demais etapas, que envolvem áreas sob proteção ambiental. O projeto geral prevê ainda a construção de pórtico, recepção, estacionamento, restaurante, mirantes e um bondinho para acessibilidade. O investimento estimado é de R$ 10 milhões, com recursos da parceria entre o governo estadual e o município.
A revitalização do Morro do Moreno tem como objetivo estruturar o local para visitação pública ordenada, reforçar a segurança dos frequentadores e consolidar a área como parque ambiental.
Categoria: