Fórum discute plano de cultura e mobiliza setor artístico em Vila Velha
Postado 06/05/2025 16H21

Teve início nesta segunda-feira (5), no Cineteatro das Artes, o Fórum Municipal de Cultura de Vila Velha. O evento segue até quinta-feira (8) com uma programação voltada à construção coletiva do novo Plano Municipal de Cultura, que irá nortear as políticas culturais da cidade para os próximos dez anos.
A abertura contou com a apresentação do plano de aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Ciclo 2 – 2025), a apresentação do novo sistema de informações culturais E-Cult e a leitura diagnóstica do atual plano, implementado em 2015 por meio da lei municipal nº 5.650. A análise abordou pontos positivos e demandas da última década de políticas públicas voltadas ao setor.
Durante os quatro dias de programação, estão previstas palestras, painéis temáticos e reuniões com grupos de trabalho formados por artistas, gestores e representantes da sociedade civil. Esses grupos são responsáveis por debater diretrizes para o desenvolvimento cultural do município em áreas como patrimônio, economia criativa, inovação e financiamento.
“O Fórum Municipal de Cultura é um espaço fundamental para que cada fazedor cultural de Vila Velha ajude a construir as diretrizes que irão orientar as políticas públicas nos próximos dez anos”, afirmou o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior. Segundo ele, a participação ativa da sociedade é o que garante que o plano represente de forma ampla os interesses e as demandas do setor.
Para o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vila Velha, Patrick Rocha, o fórum representa uma oportunidade de construção democrática. “Essa é uma oportunidade de estar presente nesse espaço democrático, em que a gente vai fomentar todas as discussões para que sejam refletidas e construído um plano que diga respeito ao nosso município, mais próximo da fidedignidade e que a gente possa sair daqui com esse documento que vai mesmo representar o município Canela Verde”, disse.
Ele também destacou o caráter contínuo do processo. “Estamos aqui nesse momento reunidos para poder discutir a cultura da nossa cidade com a sociedade civil, com os agentes culturais, com o setor cultural de Vila Velha para a gente poder evoluir com os nossos assuntos que já foram discutidos há 10 anos atrás e a gente vem agora atualizar esse plano municipal numa discussão saudável, mas ao mesmo tempo muito importante.”
A diretora do Cineteatro das Artes, Adalgisa Rosa, destacou o significado da realização do fórum no local. “Olha, pra gente é muito importante, a gente fica muito feliz, como Cineteatro das Artes, porque não é só receber um fórum, mas é um fórum de fazedores de cultura, de artistas, de pessoas tão importantes que fazem essa cena cultural acontecer na cidade de Vila Velha e também nas outras cidades do Espírito Santo”, afirmou. Segundo ela, “receber esse fórum é, de fato, garantir que esse espaço, que foi construído com a lei Paulo Gustavo, seja um espaço dos artistas, dos fazedores e também da nossa cidade.”
Representando o governo estadual, o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, afirmou que Vila Velha tem se destacado em suas ações culturais. “Vila Velha é uma referência para a gente quando a gente fala em política pública de cultura, trabalho muito bem conduzido. Esse fórum, ele reflete esse espírito colaborativo, participativo que a Prefeitura tem implantado nos seus projetos, nas suas políticas”, declarou. Noronha também ressaltou o contexto nacional: “A gente está num momento muito importante das políticas de cultura no Brasil e aqui no Espírito Santo, com fundo a fundo, com a política nacional Aldir Blanc”.
Nesta terça-feira (6), o fórum segue com painel sobre transparência na prestação de contas de editais culturais, com a participação do subsecretário administrativo e financeiro da Semcult, Felipe Marques Fonseca, e do analista público de gestão Túlio von Randow. Os próximos dias contarão com painéis sobre patrimônio, inovação, economia criativa e uma audiência pública sobre os investimentos da nova fase da Aldir Blanc.
As atividades são gratuitas e abertas ao público. As discussões servirão de base para elaboração do novo plano, que será submetido posteriormente à Câmara Municipal.
Confira a programação completa do evento:
Terça-feira (6)
18h30 às 19h30 – Painel "Transparência e eficiência na prestação de contas em editais de seleção de projetos", com Felipe Marques Fonseca (Subsecretário Administrativo e Financeiro da SEMCULT) e Tulio von Randow (Analista Público de Gestão – Economista da SEMCULT).
19h30 às 21h30 – Reunião com os grupos de trabalho.
Quarta-feira (7)
18h30 às 19h30 – Painel “Vila Velha: Celebrando sua Cultura e Patrimônio como protagonista no Espírito Santo”.
Mediadores: Luiz Paulo Rangel (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha) e Prof.ª Dr.ª Patrícia Merlo (Professora do Curso de História da UFES).
19h30 às 21h30 – Reunião com os Grupos de Trabalho.
Quinta-feira (8)
18h30 às 19h30 – Painel “Inovação e Cultura: Explorando o Mercado de Trabalho, a Economia Criativa e as Novas Tecnologias”.
Mediadores: Prof. Júnior Bola (Subsecretário de Cultura de Vila Velha) e Lorena Louzada (Gerente de Economia Criativa da SECULT).
19h30 às 21h - Audiência Pública sobre o Plano de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Categoria: